Dormir pouco faz mal ? Dormir pouco pode ser mais prejudicial do que você imagina
Uma serie de consequencias pode surgir se você dormir poucas horas por dia, dificuldade de concentração, indisposição, diminuição da produtividade e criatividade, e instabilidade emocional.
1. Baixa imunidade
Quando você dorme, seu corpo produz anticorpos que são responsáveis por proteger nosso organismo de infecções, vírus, bactérias e outros vilões que podem comprometer nossa saúde. Mas se você não dormir o suficiente, seu corpo não será capaz de produzir anticorpos suficientes para protegê-lo e sua imunidade cairá drasticamente. Além disso, se você ficar doente, não terá energia suficiente para se recuperar e ficará doente por mais tempo.
Restringir as células imunológicas do nosso corpo a apenas 4 horas de sono por noite cai 70%
2. Obesidade
Estudos científicos demonstraram uma forte ligação entre a privação do sono e as alterações hormonais que afetam a fome e as escolhas alimentares. Assim, a privação do sono leva à obesidade, seja pela ansiedade de ficar acordado na hora errada, que alimenta a vontade de fornecer mais gordura e doces, seja pelo descontrole do próprio corpo.
E, além da alimentação descontrolada, a privação do sono pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
A razão, segundo os pesquisadores, é que a privação do sono aumenta a resistência à insulina, impedindo o corpo de usá-la de forma eficaz. Sem insulina, como você provavelmente já sabe, seu corpo não consegue metabolizar o açúcar adequadamente, o que pode levar a níveis elevados de açúcar no sangue.
3. Doenças cardíacas
Há um experimento global realizado duas vezes por ano em 1,6 bilhão de pessoas em 70 países chamado Horário de Verão. Na primavera, se perdêssemos 1 hora de sono, tínhamos 24% mais chances de sofrer um ataque cardíaco no dia seguinte. No outono, quando dormimos 1 hora, há 21% menos ataques cardíacos. Não é incrível?
Afinal, se a pessoa dormir menos, esses fatores negativos aparecerão, e nem precisamos dizer que dormir mal pode encurtar sua vida útil. não é? Mas também é um fator identificado em estudos relacionados ao tema.
4. Longevidade reduzida
Em média, independentemente da causa, as pessoas que dormiam menos de seis horas por noite tendiam a morrer antes daquelas que dormiam mais (pelo menos sete horas), de acordo com os pesquisadores. Porque, como você viu ao longo deste artigo, além de diminuir sua imunidade, a privação do sono pode expô-lo a uma série de doenças mortais.
Que tal compartilhar este artigo com alguém ??
Compartilhar no facebook
Compartilhar Whatsapp
Este é um site de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.