A goiaba pode melhorar a digestão, devido ser uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais. A goiaba ajuda tambem na saude da pele pois contém grandes quantidades de licopeno
1. Melhora a digestão
A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.
2. Trata a diarreia
Esta fruta tem propriedades adstringentes, antiespasmódicas e antimicrobianas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal e os possíveis microrganismos responsáveis pela diarreia. Além disso, também pode ser consumida para tratar a gastroenterite e a disenteria infantil.
As propriedades antidiarreicas são devido à grande concentração de taninos, devendo ser evitadas por aqueles pessoas que possuem prisão de ventre.
3. Antioxidantes
Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.
Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias e facilitar a absorção de ferro na dieta, ajudando a evitar ou tratar a anemia quando se consome em conjunto com alimentos ricos em ferro.
4. Favorece a perda de peso
Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.
5. Cuida da saúde da pele
Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce.
6. Diminuir o colesterol mal
A goiaba é rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C. As fibras solúveis facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.