A prática diária de atividade física ajuda a melhorar o sistema imunológico, diminuir o risco de doenças cardíacas, fortalecer os ossos e melhora o estresse.
Por exemplo, o exercício físico regular pode melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a perder peso, reduzir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos. Esses benefícios podem ser obtidos cerca de um mês após o início de uma atividade física regular, como caminhar, pular corda, correr, dançar ou musculação.
Reduz a pressão arterial
Alguns estudos mostraram que exercícios aeróbicos regulares, como caminhadas, podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, o que é um benefício importante para pacientes hipertensos.
Além disso, o exercício físico pode aumentar o nível de colesterol bom e reduzir o colesterol e triglicerídeos prejudiciais, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, doenças cardíacas ou derrame.
Ajuda a controlar a diabetes
A atividade física ajuda a controlar o açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e pode ser um importante aliado na prevenção e combate ao diabetes.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a reduzir o excesso de gordura na cintura, que está relacionado ao aumento da resistência à insulina, fazendo com que o organismo não use o açúcar corretamente, o que leva ao aumento do açúcar no sangue É melhor fazer pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos todas as semanas para ajudar a reduzir o açúcar no sangue e combater o diabetes.
Fortalece ossos
Atividades físicas como caminhada ou musculação ajudam a fortalecer ossos e articulações, promovendo o crescimento ósseo e aumentando a resistência e densidade óssea. Este benefício é especialmente importante para os idosos porque ajuda a prevenir a osteoporose e reduz o risco de lesões, quedas e fraturas associadas a ossos enfraquecidos.
Diminui o estresse
A atividade física ajuda a equilibrar o nível de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que geralmente são liberados em grandes quantidades no corpo durante o estresse e a tensão, como uma resposta normal do corpo a situações de estresse.
No entanto, em pessoas com estresse crônico, os níveis desses hormônios podem estar constantemente altos, e as atividades físicas podem diminuir a produção e a liberação do cortisol e da adrenalina, ajudando a diminuir o estresse.