A transmissão da dengue se dá pela picada do mosquito aedes aegypti. Quando esse mosquito pica uma pessoa contaminada com o vírus, passa a transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida e transmiti-lo para as pessoas que picar após.
A transmissão da dengue ocorre durante a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas aparecem de 5 a 15 dias após a picada e podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor atrás dos olhos e dores no corpo.
A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou pela ingestão de alimentos ou água. A dengue é transmitida inteiramente pela picada de um mosquito infectado. O vírus também pode ser transmitido de humanos para mosquitos, onde o Aedes aegypti adquire o vírus e o espalha para outras pessoas quando pica alguém com dengue.
1. Todos os mosquitos causam dengue?
Apenas mosquitos da espécie Aedes aegypti podem transmitir dengue quando infectados com o vírus da dengue. Além disso, apenas mosquitos fêmeas infectados transmitem a doença, pois precisam de sangue para amadurecer seus ovos e continuar seu ciclo de vida.
Os mosquitos da dengue são caracterizados por listras pretas e brancas no corpo, cabeça e garras que são facilmente distinguíveis de outros mosquitos.
2. A dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa?
A dengue é transmitida apenas pela picada de uma fêmea do mosquito Aedes infectada com o vírus da dengue, e não há transmissão de humano para humano. No entanto, quando um mosquito fêmea pica alguém infectado com dengue, ela pode contrair o vírus, que pode ser transmitido para outra pessoa.
3. É possível ter múltiplas infecções por dengue?
Sim, a dengue pode ser transmitida várias vezes, isso porque existem 5 tipos de vírus da dengue, DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4 e DEN-5, que causam sintomas mais ou menos intensos, em além de maior risco de desenvolver dengue hemorrágica devido a uma segunda infecção pelo vírus da dengue.
4. Quando é mais provável que a dengue se espalhe?
A transmissão da dengue é mais provável de ocorrer durante os horários mais frios do dia, como no início do dia ou no final da tarde. Além disso, a transmissão ocorre com mais frequência em locais mais quentes e com maior umidade, pois estes são favoráveis ao desenvolvimento dos ovos, à transformação em mosquitos e, portanto, à transmissão do vírus.
5. Como você sabe que está com dengue?
Para saber se você tem dengue, é importante entender os sintomas que normalmente se desenvolvem ao longo do tempo, como febre alta, dor de cabeça intensa e persistente, manchas ou manchas vermelhas na pele e dores nas articulações. Quando esses sintomas ocorrem, é importante ir ao hospital ou ao pronto-socorro mais próximo para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado possa ser iniciado.