Cólicas ou dor na região superior direita da barriga, excesso de gás ou inchaço podem ser sinais de problemas no fígado, cor amarelada nos olhos ou na pele, urina com cor escura e cheiro mais forte também pode ser causado pelo figado.
Enquanto nossos corpos geralmente se limpam, às vezes nosso mundo é extremamente tóxico e pode precisar de ajuda. Poluição, pesticidas, aditivos alimentares, água fluoretada, produtos químicos em nossos cuidados com a pele e toda uma série de outros venenos escondidos encontram seu caminho em nossos corpos, todos os dias.
Não é de admirar que os nossos órgãos desintoxicantes , como os rins, a pele e o fígado, fiquem sobrecarregados . Antes de chegarmos aos sintomas de um fígado sobrecarregado, vamos examinar o papel vital que o fígado desempenha no corpo.
Sinais de que seu fígado não funciona corretamente
É um dos nossos maiores órgãos, o fígado converte nutrientes do alimento em materiais que o corpo pode usar para sobreviver. Também armazena e fornece células com esses materiais quando necessário. Além disso, regula os hormônios e desempenha um papel vital na desintoxicação do nosso corpo , uma vez que converte ou expulsa substâncias tóxicas para que não nos causem danos.
Sinais de que você precisa de uma desintoxicação do fígado
Se o seu fígado não estiver funcionando da melhor maneira possível, é provável que você experimente um ou mais dos seguintes sintomas:
Cólicas ou dor no baixo ventre, excesso de gás ou inchaço podem ser sinais precoces de problemas no fígado, desenvolvimento de ascite, acúmulo de líquido entre o revestimento do abdômen e os órgãos.
A pele muda, se você notar que sua pele adquiriu um tom amarelo repentino , está coçando, está seco ou tem manchas escuras, então pode ser um sinal de alerta.
Alterações na urina e nas fezes , se a primeira ficar escura ou se a segunda estiver pálida ou cor de alcatrão, pode ser hora de consultar um médico.
Fadiga, fadiga crônica é muitas vezes um sinal precoce de um problema de fígado, pois o corpo está trabalhando mais para tentar eliminar o excesso de toxinas.
Confusão ou problemas cognitivos , quando o fígado não consegue filtrar o sangue normalmente , as toxinas se acumulam e podem atingir o cérebro, uma condição chamada encefalopatia hepática.
Mudanças de humor ou depressão , as toxinas quando entram no cérebro, não só afetam a memória, elas também podem afetar o humor.
Ganho de peso ou incapacidade de perdê-lo , com um mau funcionamento do fígado, o corpo não consegue metabolizar a gordura adequadamente. Você pode notar que não há perda de peso, ou de repente você está ganhando quilos extras quando antes.
O colesterol alto , porque o corpo não pode regular os níveis de gordura, também pode se livrar do seu saldo de colesterol. Isso faz com que os triglicerídeos e o mau colesterol LDL aumentem, enquanto o bom colesterol HDL diminui.
Problemas digestivos , o fígado produz bile, um líquido alcalino amargo que ajuda na digestão. Se o seu trabalho for afetado, produzirá menos bile, significando dificuldade em digerir alimentos gordurosos e álcool.
Desequilíbrios hormonais , outra função do nosso fígado mais importante é regular os hormônios sexuais. Um disfuncional pode levar a desequilíbrios nos hormônios estrogênio e testosterona, causando problemas como diminuição da libido ou agravamento dos sintomas da síndrome pré-menstrual.
Fonte site do bem