O arroz integral é, reconhecidamente um alimento poderoso e que traz diversos benefícios à nossa saúde, arroz integral ajuda a emagrecer,l é bom para regular a diabetes, bom para o sistema cardiovascular.
O arroz integral, também chamado de arroz cargo, é o arroz descascado, do qual apenas a casca externa ou gluma foi removida, não comestível. Conserva todo o germe com a camada de farelo que o envolve, o que lhe confere uma cor castanha clara.
Tem mais valor nutricional do que o arroz branco porque o farelo contém muitos elementos como fibras , vitaminas B1 (tiamina), vitaminas B2 (riboflavina), B3 (niacinamida), ferro , magnésio , cálcio e potássio que são perdidos com a moagem a que o arroz branco é submetido. O arroz integral também preserva o germe que fornece proteínas e ácidos graxos , bem como sua camada de aleuronas que contém elementos que eliminam a angiotensina.que influencia o desenvolvimento de arteriosclerose e hipertensão .
O arroz integral ajuda a emagrecer pois é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida. "Além de ajudar no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos", destaca a profissional.
O arroz integral também é um aliado dos portadores de diabetes do tipo 2. Segundo a nutricionista, nas Filipinas, foi realizada uma pequena pesquisa para avaliar o impacto do consumo de arroz branco e integral em pessoas com e sem diabetes: "O estudo, publicado no International Journal of Food and Nutrition, mostrou que o consumo de arroz integral, ao invés do arroz branco, diminuiu o nível de glicose no sangue tanto nos participantes saudáveis como nos diabéticos (e nesse caso, a redução da glicemia foi de 35%)", ressalta Bianca.
Assim como serve para as funções cerebrais, o magnésio do arroz integral também ajuda a regular o ritmo cardíaco, a inibir a agregação das plaquetas e a relaxar o músculo liso dos vasos sanguíneos. "A pectina, fibra solúvel do arroz integral, também ajuda a reduzir outro fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: o colesterol", acrescenta a nutricionista.
Fonte da materia conquista sua vida